Carregando...
Faça seu login|
Início Notícias
Ler notícia

Compartilhar

Fevereiro Roxo e Laranja

Fevereiro Roxo e Laranja
01
Feb

O segundo mês do ano é dedicado a muitas causas importantes que precisam ser debatidas na sociedade. Por isso foram criadas as campanhas  Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja, que chamam a atenção da população para a prevenção e tratamento adequado de diversas doenças. A campanha laranja  coloca em pauta o combate à leucemia, que é um câncer que ocorre no sangue, incluindo a medula óssea. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a leucemia ataca pessoas que tiveram contato com agentes causadores, como agrotóxicos, sílica, benzeno e xileno. Geralmente, agricultores, operários da indústria química e construção civil, trabalhadores de laboratório, mineradores são os profissionais expostos a esses produtos. 

Já o ‘’Fevereiro Roxo’’ coloca em evidência a conscientização sobre doenças que tem registrado crescimento expressivo. Uma delas é o Alzheimer, transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória. Outro foco da campanha é a doença inflamatória autoimune Lúpus. Uma enfermidade que pode atingir diversas partes do corpo e provém de uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.

O Fevereiro Roxo ainda debate a fibromialgia, que acomete 3% da população e é uma doença reumatológica, ou seja, atinge o sistema locomotor. As principais características são o aparecimento de dor muscular generalizada, aumento da sensibilidade, fadiga, alterações de sono e humor.