Santa Bernardete Soubirous

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santa Bernadete Soubirous nascida no dia 7 de Janeiro de 1844, em Lourdes na França no ceio de uma família camponesa humilde, porém muito religioa e numerosa.

Desde a infância Santa Bernadete sempre teve problemas de saúde em consequencia da asma, era analfabeta, mas mesmo assim aprendeu a orar o terço, fazendo-o diariamente enquanto cuidava do afazeres da casa.

No dia 11 de fevereiro de 1858 enquanto recolhia gravetos para fazer uma fogueira Santa Bernadete foi atraída por uma luz forte.A luz era Nossa Senhora que chamava-a para rezar.

Após sua primeira aparição, durante vários meses seguidos a Imaculada Conceição apareceu para Santa Bernadete, sempre com o pedido de oração do terço em favor da humanidade. Apesar de sua honestidade as pessoas não acreditavam na aparição de Maria, porém isso nunca desanimou Bernadete que continuava suas orações e conversas com Nossa Senhora.

Compreendendo que havia sido escolhida por Nossa Senhora, Santa Bernadete de Soubirous se colocou a transmitir a mensagem de "conversão. amor, e a necessidade de rezar o terço pela Imaculada Conceição".

Apesar de todo seu sofrimento Santa Bernadete jamais deixou de ter confiança no amor de Maria, tanto que da gruta onde Nossa Senhora da Conceição aparecia, brotou uma fonte de água que jorra até hoje, tornando o lugar um dos maiores santuários marianos do mundo.

Bernadete de Subirous ingressou na congregação das irmãs da Caridade. Sempre com muito bom humor, trabalhava silenciosamente como enfermeira dentro do convento, tempos mais tarde se tornaria sacristã, porém uma grave doença o obrigaria a viver 9 anos em uma cama entre a vida e a morte.

Orava não para se livrar do sofrimento mas para ter paciência e forças para tudo suportar, pois queria se purificar para poder rever Nossa Senhora.

No dia 16 de abril de 1879, estando com sua saúde bem fragilizada com apenas 35 anos, exclamou emocionada: “Eu vi a Virgem. Sim, a vi, a vi! Que formosa era!” E depois de alguns momentos de silêncio disse emocionada: “Rogai Senhora por esta pobre pecadora”, e apertando o crucifixo sobre seu coração faleceu.

Santa Bernadete de Subirous foi canonizada pelo Papa Pio XI em 08 de dezembro de 1933, dia da Imaculada Conceição, designando sua festa para o dia de sua morte.